Como poupar dinheiro no estrangeiro

Não há dúvidas que estudar no estrangeiro é uma experiência incrível. No entanto, pode custar caro. Como estudante internacional, precisas de poupar dinheiro sempre que possível para conseguires o suficiente para pagar as contas, comida e saídas com os teus amigos. Aqui ficam algumas dicas para poupares dinheiro enquanto estudas no estrangeiro

Cria um orçamento

Primeiro, é fundamental criar um orçamento para saberes exatamente quanto dinheiro podes gastar em cada mês. Controla quanto dinheiro entra na tua conta e quanto precisa de sair. Faz uma lista de todas as tuas despesas, incluindo renda, comida, transportes e entretenimento. Assim que tenhas feito isso, está na hora de pensares em maneiras de cortar nos gastos desnecessários.

Comida

Comer fora ou encomendar comida frequentemente vai fazer com que os teus gastos aumentem drasticamente. Por isso, prepara as tuas próprias refeições com antecedência. Não só é mais saudável como também fica mais barato. Reserva algum tempo do teu fim de semana para cozinhar e congelar as refeições para toda a semana. Assim, é menos provável que compres algo caro cada vez que tiveres fome.

Roupa

Por vezes não é fácil controlar o impulso de comprar roupas novas, especialmente se vives numa das capitais da moda. Mas tudo o que acabaste de ver no Instagram ou TikTok, não precisas! E se precisas mesmo de comprar, assegura-te de que compras a um preço reduzido. Lojas de roupa em segunda mão e ‘online’ são ótimas opções para encontrar roupas baratas e estilosas.

Descontos para estudantes

És um estudante, por isso, aproveita! Praticamente todos os locais que visitares vão ter descontos para estudantes. E se não tens certeza se algum estabelecimento tem este tipo de ofertas, pergunta! É completamente normal e não precisas de ter vergonha. Desde cinemas a museus, restaurantes a bares, as ofertas para estudantes vão ajudar-te a poupar bastante dinheiro.

Viagens de avião

Viajar pode ser caro, mas faz parte da vida de estudante no estrangeiro. Planeia as tuas viagens com antecedência para conseguires voos a preços baixos. Tenta viajar na época baixa e evita os períodos de férias mais intensos como o natal e a Páscoa.

Transportes públicos

Se estás numa cidade com um bom sistema de transportes públicos, faz bom uso dele. Estes meios de transporte são, regra geral, mais baratos que táxis ou ‘Ubers’. Pensa em comprar o passe mensal em vez de comprares o bilhete individual sempre que precisas de te deslocar. Se a tua cidade é plana, podes sempre explorar a cidade a pé ou de bicicleta.

Estudar no estrangeiro pode ser dispendioso, mas com estas dicas vais poder poupar algum dinheiro sem sacrificar a qualidade da tua experiência. Lembra-te primeiro de criar um orçamento e em seguida começar a cortar em gastos não essenciais. Poupar dinheiro não é assim tão complicado quando se tem um plano.

Categorias

Descobre mais artigos

Com o aumento da globalização e da procura de experiências internacionais, há cada vez mais estudantes a optar por estudar fora de Portugal. No entanto, um dos maiores desafios que estes estudantes enfrentam é o custo elevado da educação no exterior, especialmente quando se fala, por exemplo, do Reino Unido que, depois do BREXIT, deixou de oferecer propinas financiadas aos estudantes da UE.
O IELTS (International English Language Testing System) é um teste fundamental para qualquer estudante que queira estudar no estrangeiro. As universidades precisam de saber se o teu nível de inglês é bom o suficiente não só para compreenderes o que é dito nas aulas e escreveres trabalhos, mas também para seres capaz de comunicar com os teus colegas e te integrares na comunidade académica - este teste ajuda-as a perceber isso.
Estás pronto para estudar no estrangeiro, mas sentes-te perdido na imensidão de termos desconhecidos relacionados com as universidades internacionais? Não te preocupes. É completamente normal.
Encontrar o alojamento é fundamental para o sucesso dos estudantes internacionais. Uma escolha inadequada às tuas necessidades pode afetar negativamente o teu bem-estar emocional e físico, bem como prejudicar a tua aprendizagem na universidade.