Como escrever uma carta de motivação para a Universidade

Estás a meio do processo de candidatura à Universidade, mas não sabes por onde começar com a tua carta de motivação? Escrever uma carta de motivação convincente não é fácil! É importante mostrar à equipa de admissões da universidade quem és como pessoa: destacar as tuas conquistas, experiências e objectivos de modo a que te destaques dos outros estudantes. 

Felizmente, há truques para escrever cartas de motivação que podes usar para facilitar a tua tarefa. Neste post, vais ficar a conhecer tudo sobre como construir e comunicar a tua história e aumentar a probabilidade de seres aceite no teu curso.

O que é a carta de motivação?

Uma carta de motivação é um documento que dá uma ideia do teu perfil enquanto pessoa e estudante aos responsáveis pelas admissões das universidades. Ou seja, neste documento irás escrever sobre os teus interesses, motivações, valores, e objetivos, explicando às universidades porque te devem aceitar. A carta de motivação deve ser cuidada, honesta, e reflexiva. Deve também incluir experiências relevantes relacionadas com a área ou curso a que te estás a candidatar.

Como começar?

O primeiro passo para escreveres a tua carta de motivação é a apresentação. Fala sobre quem és, onde cresceste, qual o teu percurso escolar e os teus interesses. Evita clichés como “desde jovem que sempre quis…”. Em vez disso, dá exemplos concretos das tuas experiências e como é que estas influenciaram o teu percurso.

Competências e conquistas pessoais

Depois da apresentação, é altura de demonstrares ser a pessoa certa para a universidade. Se tiveste algum papel de liderança ou recebeste algum prémio que demonstre a tua capacidade de ter sucesso no ensino superior, esta é a altura certa para falares sobre isso. Fala sobre experiências que tenham influenciado a pessoa que és hoje, tais como, atividades extra-curriculares em representação da tua escola, trabalhos em part-time ou experiências de voluntariado – descreve como ampliaram a tua visão do mundo e te ajudaram a desenvolver novas competências como a resolução de problemas ou o trabalho de equipa.

Planos para o futuro

Para terminar, é necessário falares sobre os teus planos para o futuro e porque é que esta universidade é o lugar perfeito para os alcançares. Explica como este curso em particular se adequa às tuas aspirações de carreira e como os seus métodos de ensino se adequam ao teu estilo de aprendizagem – isto demonstra que pesquisaste sobre a instituição antes de te candidatares! Certifica-te de que todas as frases estão ligadas por um fio condutor de modo a criarem uma história convincente e interessante.

Como terminar a carta de motivação?

Para finalizar a tua carta de motivação de uma forma memorável, liga todos os pontos que mencionaste ao longo do documento – faz um resumo das razões pelas quais esta universidade é a mais adequada para ajudar-te a alcançar os teus objetivos, bem como o que faz dela única em relação às outras instituições. Termina com algo positivo como, por exemplo, “espero fazer parte do vosso programa académico em breve”.

Queres estudar no estrangeiro? Entra em contacto connosco e marca a tua reunião gratuita!

Categorias

Descobre mais artigos